Arena Heavy Metal : Notícias Headline Animator

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lacrimosa

Lacrimosa

Biografia

Lacrimosa é um dueto liderado pelo alemão Tilo Wolff, o principal compositor, e a finlandesa Anne Nurmi, atualmente residentes na Suíça. O gênero musical de Lacrimosa era o Darkwave ou rather downright gothic. Desde 1993, seu estilo voltou-se mais para o symphonic metal e o gothic metal. Seu estilo musical mistura o heavy metal e o gothic rock junto ao violino, a trombeta e outros instrumentos clássicos, embora seu desenvolvimento musical no decorrer dos anos, levou também à mudanças na parte instrumental. As letras de Lacrimosa são em grande parte escritas na língua alemã, no entanto, desde 1995 com o lançamento do álbum Inferno, cada novo álbum continha uma ou duas músicas em inglês, geralmente escritas por Anne Nurmi. O finlandês também apareceu na introdução falada de duas canções (Schakal do album Inferno e The Turning Point de Elodia) e em Vankina, uma Bonus Track de uma edição limitada do álbum Fassade. As letras geralmente falam sobre solidão, tristeza, escuridão, desespero e amor.

Para falarmos da banda Lacrimosa, temos que conhecer Tilo Wolff. Alemão de Frankfurt, Tilo nasceu em 10 de julho de 1972, e desde a infância deixava nítida sua imensa capacidade artística. Aos 12 anos, Tilo teve sua poesia publicada em diversas revistas de literatura. Estudou piano e trompete, chegando a se apresentar em concertos na Alemanha. Em 1989, editou uma revista musical e em 1990, aos 18 anos, lançou seu primeiro single com duas faixas intitulado Clamor, que se esgotou em pouco tempo.

Lacrimosa foi nome adotado inspirado em Réquiem, de Mozart; nome de base latina que significa Banhado em Lágrimas ou Aflito. A figura do Arlequim se tornou a marca e o estilo da banda sintetizado. Segundo Tilo Wolff: “É um símbolo. Uma apresentação cômica da música. Está presente em todos os sentimentos das nossas canções”. Assim, a atmosfera sombria e os arranjos clássicos das músicas, fundiam-se com a proposta gótica da expressão de Tilo Wolff.

No ano de 1990, o desprezo das gravadoras pelas músicas alternativas levou Tilo a criar o próprio selo, Hall of Sermon, que viria a abrigar artistas como Dreams of Sanity e Artrosis.

Angst (Medo) foi o primeiro álbum oficial lançado, concretizando os ideais primitivos iniciados com o single Clamor. O disco chegava com letras repletas de drama e o lirismo dos arranjos fortemente influenciados pela música clássica. Este álbum foi muito bem aceito no cenário gótico alemão e posteriormente por toda a Europa.

Einsamkeit, que significa Solidão, foi o segundo álbum lançado em 1992, completando o trabalho anterior. No ano seguinte, Alles Lüge (Tudo Mentira) é lançado como single trazendo quatro faixas que eram o prenúncio do próximo e excelente álbum Satura, que chegaria ao público no mesmo ano com a melancolia e o lirismo característicos. Em 1994 é lançado o single Schakal.

Na turnê de Satura, Tilo convida a finlandesa Anne Nurmi (ex integrante da banda Two Witches) para que participe das apresentações ao vivo. O resultado foi tão bom que Anne passou a integrar definitivamente o Lacrimosa.

O álbum Inferno de 1995, já contava com a voz suave de Anne, e foram acrescentados instrumentos sinfônicos. Este trabalho foi considerado o mais agressivo até aquele momento. Porém, muito bem aceito. O primeiro grande sucesso, Copycat, foi gravado neste álbum.

Inferno repercutiu fortemente no cenário musical alemão. Não ficou restrito apenas aos circuitos alternativos. A partir daí, o Lacrimosa alcançou um público maior e passou a influenciar outros artistas. The Clips 1993-1995 foi a primeira concepção visual das canções Satura, Schakal e Copycat.

Em 1996, Tilo recebe da revista alemã Zillo, o prêmio Alternative Rock Music Award. No mesmo ano, o single Stolzes Herz (Coração Orgulhoso) é lançado com duas versões da faixa título. Em 1997 foi lançado o álbum Stille (Silêncio), com uma sonoridade mais pesada aliada a orquestração clássica. O vídeo Silent Clips trazia os clipes de Stolzes Herz, Not Every Paint Hurts, Siehst du Mich im Licht?, e seus Making Off’s. Um ano após, a banda dá um presente aos fãs com o CD ao vivo Live. Em 1999 chega ao público mais um single: Alleine Zu Zweit (Juntos e Sozinhos), que conta com a participação da orquestra sinfônica de Londres.

O CD Elodia é uma Ópera Rock que traz na terceira faixa a belíssima Halt Mich. O álbum é dividido em três atos, e narra a história de um relacionamento que chega ao fim. Portanto, é uma alusão à semideusa do amor Elodia, que é fadada ao fracasso.

Para comemorar o décimo aniversário foi lançado o vídeo The Live History 2000. Com várias apresentações ao vivo de toda a carreira da banda. Este vídeo tem em sua maioria exibições gravadas no Wave Gothic Festival, realizado na Alemanha.

Em Agosto de 2001, o Lacrimosa lança o single Der Morgen Danach (A Manhã Seguinte), que corresponde diretamente ao trabalho anterior, Elodia. Ainda no mesmo ano, Fassade (Fachada) é lançado trazendo a faixa Liebesspiel (Jogo de Amor) para atingir em cheio os seguidores do Heavy Metal.

O single Durch Nacht und Flut foi lançado em 2002 com apenas quatro faixas, mas obteve uma ótima repercussão. Este single preparava os fãs para o grande lançamento do ano seguinte. Finalmente, em janeiro de 2003 foi lançado o álbum Echos, com a faixa que dava nome ao single anterior. Echos é considerado um dos melhores trabalhos do Lacrimosa, onde todas as influências Heavy e clássicas de Tilo, foram condensadas numa mesma obra.

Em 2005, os fãs tiveram o prazer de conhecer o 11º álbum da banda. Lichtgestalt (Criatura de Luz) foi lançado em maio e traz oito faixas escritas e orquestradas por Tilo Wolff, com exceção da última, Hohelied der Liebe, da qual a letra é um trecho da Bíblia.

Lacrimosa é uma banda que traz a melancolia intríseca em suas canções. O lirismo dos temas e a linguagem poética fazem desta banda uma das maiores referências do cenário gótico mundial.


DISCOGRAFIA

—Albums—

* 1991 - Angst
* 1992 - Einsamkeit
* 1993 - Satura
* 1995 - Inferno
* 1997 - Stille
* 1999 - Elodia
* 2001 - Fassade
* 2003 - Echos
* 2005 - Lichtgestalt

—Live albums—

* 1998 - Live (2 CD)
* 2007 - Lichtjahre (2 CD)

—Singles—

* 1990 - Clamor (DEMO)
* 1993 - Alles Lüge
* 1994 - Schakal
* 1996 - Stolzes Herz
* 1999 - Alleine zu Zweit
* 2001 - Der Morgen Danach
* 2002 - Durch Nacht und Flut
* 2005 - Lichtgestalten EP

VIDEOGRAFIA

—VHS—

* 1995 - The Clips 1993-1995
* 1997 - Silent Clips

—DVD—

* 2000 - The Live History
* 2005 - Musikkurzfilme
* 2007 - Lichtjahre